2 - Educação

Uma visão de identidade cultural na educação

O que faço ao escrever este artigo? Será que ele, de alguma forma, influenciará na cultura existente? Ou será que ele apenas é parte do conteúdo de um grupo cultural com um objetivo pré-determinado? É certo que todas as nossas ações tomadas são norteadas por um pano de fundo repleto de valores que pertencem a nação a que hoje vivemos, que com certeza se remodela com o passar do tempo e são diferentes a cada nação e aos diversos grupos de uma mesma. Também é certo que a depender da idéia que eu venha a expor, eu estarei influenciando positiva ou negativamente no futuro da "tribo cultural" a que pertenço.
Em nossas ações diárias, ao reconhecer, ordenar, nomear e estruturar o mundo, estamos fazendo cultura. A cultura só existe através da intervenção do homem no natural e o homem só existe pela cultura. Para que um indivíduo possa viver bem em uma cultura, ele precisa ter uma visão do "mundo" em que ele vive ou irá se adaptar, para isso um veículo é necessário, a educação.
Neste sentido, educar é colocar o indivíduo em contato com os sentimentos que circulam em sua cultura, para que ele possa assimilá-los e adquirir uma personalidade cultural. Parece ser simples a tarefa do educador, quando apenas vislumbramos a pura transmissão dos valores e significados de uma cultura, esquecendo aí, uma característica própria do homem, que é compreender e transformar o mundo, e não simplesmente se adaptar ao mundo como os outros animais. É neste momento que cabe ao educador, permitir ao indivíduo a eleição de um sentido que norteie a sua existência, dando ao educando a possibilidade de que ele conheça as múltiplas significações e compreenda o mundo a partir de suas próprias vivências. Assim, cada indivíduo faz uma assimilação de mundo e desenvolve uma personalidade própria e única, que é refletida no seu comportamento (na fala, na voz, no andar, nas ações, etc.), lhe dando um estilo individual que lhe é inerente e precisa ser respeitado, a fim de preservar a característica natural do homem de ser criativo, de criar cultura.
Em paralelo a importância que tem o respeito às individualidades é relevante que se observe que os componentes de uma mesma nação nascem, aprendem e vivem, todos dentro dos mesmos valores culturais criando em si sentimentos que não são individuais, que todos compartilham em um certo grau. Portanto, existe um sentimento próprio a cada cultura, um estilo preponderante a sua nação e a sua época, um conjunto de valores que formam a identidade cultural daquela nação.
Como trabalhar a questão da identidade cultural em sala de aula? Esta é uma questão que certamente merece especial atenção por parte do educador, atenção principalmente no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas (muitas vezes alternativas) e no respeito para com a individualidade de cada aluno. A questão da identidade cultural em sala de aula envolve diversas facetas, as quais necessitam ser trabalhadas de forma que dê ao aluno um sentimento de construção do seu real.
Um primeiro foco que o professor pode dar ao tratar a questão da identidade cultural está no processo de surgimento das identidades nacionais, que de certa forma diz respeito a todos daquela nação, pois se trata de sentimentos e significações coletivas, que em menor ou maior grau pertence a todos que vivem naquela cultura. Nesse momento o professor deve tentar elucidar para seus alunos a história de seu povo, como aquela nação chegou a ser o que é hoje, quem são os seus verdadeiros heróis e porque. Aí cabe, que o educador desenvolva um debate sobre a questão dos heróis nacionais enfocando o motivo que levou algumas pessoas ao destaque, em contrapartida que grandes "lutadores" foram esquecidos. Também é importante que o educador lembre a seus alunos que a identidade nacional não pode e nem deve subjugar as outras "subidentidades culturais", que nos põe dentro de grupos específicos e que nos faz ser tão pessoal.
Uma segunda questão que necessita certamente ser trabalhada em sala pelo educador é a origem racial de seus alunos, tendo como alvo ao se trabalhar este tema, a discriminação racial e os processos discriminatórios. Trabalhar as significações culturais das diversas raças que deram origem ao povo daquela nação pode ser uma das formas para dar suporte a uma discussão sobre discriminação. Outra é trabalhar textos direcionados ou artigos da atualidade, de forma a fazer com que os alunos percebam neles situações cotidianas de discriminação. O importante é que o aluno reflita sobre a sua posição social e sobre como a discriminação racial pode influenciar nas relações sociais.
É dentro de tal realidade que se revela então para o educador, a importância do respeito a individualidade de seus alunos. Cada aluno já tem uma identidade própria, oriunda de suas vivências e das diversas influências que sofre no dia-a-dia. Cada um deles já pertence a uma ou mais "tribos culturais". O educador deve ser extremamente tolerante quando se trata deste assunto, pois é importante que ele demonstre afinidade para com os diversos estilos de seus alunos, não fazendo repreensão alguma. Agindo desta maneira ele poderá atingir uma grande conquista: a da confiança dos alunos.
Por fim, tenho certeza de que este artigo está carregado de diversas palavras, expressões e sentimentos que são próprios de um educador moderno, pois essa é hoje, uma das diversas "tribos culturais" a qual faço parte. As idéias acima expostas nada mais são do que o resultado da eleição de um sentido de mundo que possivelmente poderá nortear parte do meu futuro profissional. O artigo possivelmente não causará uma grande influência na cultura existente a este respeito, mas poderá no mínimo fazer com que algum leitor repense a sua forma de tratar a questão da identidade cultural em sala de aula.


 Rudnei Neves Dias,  03/2003.